Labels

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

As Aventuras do Iogurte

Bom dia! Bom dia Sexta-feira sua linda! Bom dia para o pessoal mais light que eu conheço!
Tudo bem por ai? Aqui tá muito bem!

Essa semana eu me aventurei  pela primeira vez a fazer meu próprio iogurte! E devo dizer que já virei fã! Muito fácil e muitíssimo mais barato! (sério gente 9,00 por uma bandeja de iogurte grego é um crime!)
Deu tão certo a primeira vez que estou considerando a compra de uma iogurteira, pois dizem que fica mais consistente! Mas além da economia no bolso, o melhor mesmo é que fica totalmente natural, sem conservantes nem nada! Mais saudável impossível!

Comecei a querer me aventurar  por esse mundo por causa de dois posts que li ultimamente:

Debs passando a receita de Iogurte Caseiro:
 - http://blogdadebs.com.br/iogurte-caseiro/

She RA contando TUDO sobre o Kefir:
http://sheradedieta.blogspot.com.br/2013/10/kefir.html
(esse eu ainda não fiz, mas já pedi minha doação e estou aguardando ansiosa!)

Gente é muito fácil! É muito gostoso! É muito pratico! É muito saudável!
Amei isso e não pretendo mais comprar iogurte tão cedo!

A receita que eu fiz é:

Ingredientes:
- 1lt de leite;
- Meio copo de iogurte natural;

Modo de preparo:

  1. Ferva o leite e quando ele estiver morno coloque-o em uma vasilha limpa
  2. Passe o iogurte natural pela peneira dentro do leite morno e já na vasilha
  3. Mexa para incorporar o iogurte ao leite e tampe por aproximadamente 8 horas (UPDATE: a mistura deve descançar fora da geladeira!).
  4. Durante esse tempo não abra a vasilha nem mexa
  5. Depois é só comer;

Existem milhões de combinações possíveis! Então aqui vão algumas dicas que eu fui descobrindo nas minhas andanças na internet:

- Pra ficar parecido com o iogurte grego, basta acrescentar uma colherinha de leite em pó no iogurte já pronto.

- Bater com qualquer fruta, ou pacotinho de suco Clight pra transformar em iogurte com sabor.

- Congelar a fruta e depois bater com o iogurte, fica parecendo sorvete italiano *.* (meu preferido até agora).

Meus iogurtes com frutas congeladas, na foto menor bati com Kiwi e na foto maior bati com mamão.
Só sei que com essa historia se abriu um mundo de possibilidades nutritivas e saudáveis pra mim(risos)! Estou bem feliz e creio que cada uma dessas descobertas é um passo mais perto de uma alimentação mais saudável. Vocês devem se perguntar se não dá trabalho, ou se vou conseguir manter isso sempre. Eu creio que a resposta seja: SIM! Sempre amei cozinhar, nunca tive preguiça, minha rotina me permite fazer as refeições principais em casa tranquilamente, e convenhamos, não leva nem 10 minutos pra fazer!

Mudando de assunto (mas nem tanto pois continuo falando de comida..rsrsrs).
Essa semana fiz pimenta em conserva, eu não gosto muito de "morder" a pimenta em si, mas gosto bastante do sabor, optei por fazer a conserva apenas com pimenta biquinho e vinagre de maçã:

Não fica lindo?
Outra descoberta bem bacana dos últimos tempos é a Biomassa de Banana Verde, ainda não fiz, mas já estou animada com as possibilidades:

BIOMASSA DE BANANA VERDE O que é? 
- Um tipo de purê, espessante, massa para preparos. É funcional e nutritiva: "possui alto teor de amido e baixo teor de açúcares e compostos aromáticos. Os frutos ainda verdes são ricos em flavonóides, os quais atuam na proteção da mucosa gástrica, e também apresentam conteúdo significativo de amido resistente, o qual age no organismo como fibra alimentar. Ou seja tudo de bom para o nosso intestino. Um excelente PREBIÓTICO utilizado como alimento pelas bactérias benéficas (probióticos) presentes no nosso intestino. Como possui baixo índice glicêmico, faz com que a sua digestão e absorção sejam mais lentas. A quantidade de glicose liberada no sangue é mais lenta também, contribuindo para a prevenção do desenvolvimento de diabetes e combatendo o acúmulo de gordura corporal. Estudos ainda indicam, que o consumo de amido resistente também ajuda a reduzir o colesterol ou seja pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração."Para que serve? - Pode ser incorporado na preparação de bolos, massas, biscoitos, vitaminas, sucos, doces, molhos. Substitui o quê? - Leite condensado, creme de leite, leite, maionese...Tem gosto de quê? - Não possui gosto, não altera em nada o sabor da receita.
( tirado do blog da Bel )

Bel Manjericão contando TUDO sobre a biomassa:
http://pe-de-manjericao.blogspot.com.br/search/label/biomassa

Carol Buffara e o Chef Marcelo Facini (Gatissimo por sinal) passando varias receitas com a Biomassa:
http://carolbuffara.com.br/?s=biomassa+de+banana+verde

O mais legal disso tudo foi ganhar do meu irmão esse pacotinho aqui:


Ele ganhou esses biscoitos como merenda na escola junto com um pote de iogurte! Legal né? Fico feliz de saber que por lá as coisas também estão bem mais saudáveis! (Se alguém souber onde vende me avisa!)

Era isso que eu tinha pra contar meus queridos! 
Obrigada por todo o carinho e por tantos elogios para as fotos de biquíni!
Sem o apoio de vocês não seria tão fácil retomar a luta!
Beijão e um excelente fim de semana pra todos!

Comentários
58 Comentários

58 comentários:

  1. Olá Aline!
    A receita de iogurte pareceu-me bem boa, além de prática e económica. Conseguiste inspirar-me a ir fazer os meus próprios iogurtes de soja!
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder inspirar alguém Rita! Quando fizer conta pra gente como fica com soja!
      Beijão!

      Excluir
  2. Oi, Aline! Já fiz iogurte em casa e realmente não dá trabalho e fica muito gostoso!!!
    Achei a sua receita mais prática!
    Também sou fã de pimenta, fiquei com água na boca da sua conserva!!!
    Bjs e bom fds! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ionara! Depois que descobri essa praticidade toda, não compro mais iogurte!

      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Nossa adorei o novo visual do blog.
    Nossa preciso aprender a me aventurar nessa delicia light, já que só sei fazer gordices.
    Bom final de semana.

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jéssica! Não é dificil não! Você vai ver!

      Beijão!

      Excluir
  4. Eu ganhei meu kefir tanto o de leite quanto o de água a algum tempo e sempre tomo, misturo com frutas e colágeno, estou amando, fazer assim como vc fez nunca arrisquei, mas quando vc receber seu kefir vai ver que saudável! De vez em quando continuo comprando o grego mas depois que eles mudaram a receita não quero mais! bjos ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ansiosa pelo meu Kefir Sophia!
      Obrigada pela visita!
      Beijão!

      Excluir
  5. Adorei a receita do iogurte!! vou ver se eu faço!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. hUMMM. Pra esses dias de calor boa pedida hein!, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza Rô!
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  7. amo pimenta e iogurte..rs.. não necessariamente juntos..kkkkk.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm... sera que uma geleia de pimenta fica boa em cima do iogurte? kkkk
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Num vejo a hora de entrar de férias pra me aventurar na cozinha também! kk
    Amei a receita e já ta guardada ;)
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ver como é divertido Joyce! EU aDORO! hehehe..
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Oiiiii... Adorei a dica da receitinha do grego, virei fã viciada nele e vou experimentar fazer esse fds. Aiiiii Jsus, tomara que eu acerteeeeeeeeeeeeeee... Ai venho te contar.
    Beijos
    Renatinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me conta como ficou tá Renata! Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  10. eu tbém faço iogurte mas com lagumas diferenças.. vou tentar o seu pra ver se fica melhor... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta como é o seu Graci! Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Oi Aline, minha mãe sempre fazia essa receita do Iogurte, mas eu acabo ficando na preguiça de fazer, mas isso me inspirou, ainda mais com a ideia de bater coma fruta congelada, hummm deve ficar uma delicia!! Bjos e Bom final de Semana querida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode ter preguiça Kah! Quando fizer me conta! ;) é muito BOM!
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  12. oieee
    eu quero aprender a fazer iogurte caseiro..pelo que li é super fácil e parece ser bem gostosooooo. Sou péssima na cozinha, preciso aprende a cozinhar urgenteee
    bjos e bom findi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmete é muito fácil Bethynha! Faz sim que vc não vai se arrepender!
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  13. Aline pareceu fácil fazer o iogurte! Quero tentar! Esse iogurte natural encontra onde?? É daqueles do supermercado sem sabor? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito fácil Jú! Exato! Aqueles sem sabor do supermercado ;)
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Aline minha flor que bom que está dando super certo suas "aventuras culinárias"!
    Queria muuuito poder dizer o mesmo :( Mas algum dia eu farei!! o/
    Sobre a iogurteira minha linda, é de se pensar! Minha mãe tem uma, mas há anos
    que não a usa. A iogurteira é ótima e os iogurtes saem maravilhosos, mas pelo menos da que ela tem, precisa de um fermento, e esse é o X da questão, cada saquinho dele é
    muito caro, então não compensa comprar não!!
    Se está dando certo o caseiro, continue com ele! Além de ser mais gostoso é bem
    mais econômico! rsrsrs...
    (flor, é só uma dica, mas vale pesquisar!)
    Beijos Gih♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica Gih! Vou pesquisar bastante!
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  15. Eu nunca fiz, mas minha mãe as vzs faz iogurte natural caseiro e eu acho uma delícia, tão suave!!!
    Aí ea bate com leite condensado diet (ela q faz tbm) e suco em pó de morango e vira danoninho hehehe

    Bjoooos e ótimo fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Vou tentar essa variação! Valeu a dica Robertinha!
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  16. oieee ... vi seu recadinho no blog da Carla Renata, e vim te conhecer .... venha me visitar >> http://correcamila.blogspot.com.br/ << // menina sou péssima na cozinha, quem gosta mesmo eo esposo graças a Deus ... tenho problemas com iogurte, de não gostar tanto ... bjus ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Camila! Uia! Marido que cozinha é tudo de bom! heheheh...

      Beijão!

      Excluir
  17. EIta que animação... Já fiz muito iogurte caseiro e confesso que é pratico e rápido, fora que as combinações fica a nosso gosto. Não sei pq parei, mas depois comecei a comprar o iogurte grego até ter que diminuir o uso de alimentos com lactose.
    Tenha uma ótima tarde e bom fim de semana!!!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A Rita ali em cima disse que ia tentar fazer com leite de soja! Quem sabe não resolve seu problema com lactose!

      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  18. eu também faço iogurte em casa e é uma delicia mesmo!!! Além de gostoso é saudável, TDB!
    bom fim de semana, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TDB mesmo! Obrigada pela visita e pelo carinho Josi!
      Beijão!

      Excluir
  19. Nossa Aline, está descobrindo receitas bem nutritivas e saudáveis..é assim que começamos a mudar os hábitos alimentares.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Sandra! Em busca de uma cozinha Light e Feliz! ;)

      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  20. Amei a dica e vou testar... rsrsr
    Ótima semana

    ResponderExcluir
  21. Hummm... talvez eu me arrisque a fazer esse iogurte, viu?! A cara tá muuuito boua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Que bom que te deixei com vontade! ehehe... se fizer me conta depois!
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  22. Respostas
    1. que bom que gostou Fabi!
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  23. Respostas
    1. É uma delicia Renata!
      Beijão e obrigda pela visita!

      Excluir
  24. Adoro iogurte caseiro, mas estava sem paciência de fazer. heheh..pegava o iogurte e comia em vez de fazer a receita. rs.. mas vou fazer essa semana, adoro fazer com ameixas desidratadas, fica show debola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha! Assim não vale Má! Hummm vou tentar com ameixas também!
      Beijão e obrigada pela dica!

      Excluir
  25. Aline,
    Obrigada pela visita ao meu blog.
    Amei a receita do iogurte e já vou logo tentar fazer também, pq o preço da bandeja já está aumentando e o verão vem aí e esses produtos ficam ainda mais caros.
    Depois contarei lá no blog como o meu iogurte ficou.
    Beijoca da carioca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmylla! Vou querer saber se o seu deu certo!
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  26. que legal isso do iogurte! realmente nao parece ser tao dificil, mas é meio trabalhoso!!!!
    adoro pimenta e essa conserva deve ter ficado otima!!!!
    sobre a banana verde, eu tomo todos os dias junto com o suco da manha!!! ja fiz e deixo guardada no congelador!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demora pra ficar pronto mas o trabalho leva 10min..rsrsrs....
      Boa ideia sobre a banana! Ainda preciso testar!
      Beijão!

      Excluir
  27. jaaa fiizzz e adoreiiii!! hehehehehhe é muuuito gostoso com fruuutaas nhamiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hummmm... muito bom heim Camp!
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  28. Oi adorei as receitas, parece uma delícia...
    Bom sou nova por aqui... adorei seu blog e estou te seguindo...bjssss
    www.lupinheirorj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Passando para te desejar uma ótima quarta!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  30. Provou o iogurte então? Que bom que gostou. Eu não fico sem, de jeito nenhum....e realmente o grego é uma facada.....bjsbjs

    ResponderExcluir

Olá! Que bom que você veio! Sinta-se a vontade para voltar sempre que quiser!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...