Labels

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Fui na Nutricionista


Ola pessoal, tudo bem?
Semana passada eu fui na nutricionista pra avaliar minha dieta e ter uma opinião mais profissional, já que agora estou treinando mais forte e etc... Quero comer o que meu corpo precisa e não o que eu quero...
Minha balança estava no meio de um platô o que é normal, mas agente sempre fica impaciente, e achei que fazer algumas mudanças na dieta seriam uteis para o ponteiro voltar a descer.

Chegando no consultório a Dr. Juliana tirou todas as minhas medidas e me pesou, em seguida pediu pra eu relatar um dia comum na minha alimentação, horários, quantidades, tudo.
Também perguntou quantidades mensais de sal e de Óleo na casa, em 3 pessoas, óleo esta bom segundo ela, sal da pra reduzir!(já fui atrás de formas de reduzir o sal e descobri um tal sal de ervas, em breve vou testar e passo a receita pra vocês).

Ela elogiou algumas atitudes que eu tomei por conta própria e modificou as quantidades dos alimentos nas refeições, nenhuma mudança mirabolante do que eu já fazia, no fim eu tenho a impressão que eu to comendo mais do que eu comia antes da consulta, porém estou comendo mais saudável também! Uma dieta de 1700 calorias (não é muito????)

Pra quem quiser ver segue a minha dieta, que eu prefiro chamar de "Meu guia de quantidades" :

Numero diário de porções:


GRUPOS
Nº Porções
1
Pães, cereais e massas
9
2
Hortaliças – cruas / cozidas
2 / 2
3
Frutas
3
4
Leite, iorgute ou queijos magros
2
5
Carnes, aves, peixes, feijões e ovos
3

Exemplo de cardápio:

Refeição / Horário
Alimento
7:30 –  Café da Manhã
½ pão francês sem miolo com margarina + 1 copo de leite desnatado.
10:00 – Lanche da manhã
1 fruta
12:00 – Almoço
1,5 colher de arroz + ½ concha de feijão + 1 bife ou frango ou peixe + 1 prato de sobremesa de salada crua + 1 escumadeira de verdura ou legumes cozidos.
15:00 – Lanche da Tarde 1
1 fruta
18:00 – Lanche da tarde 2
1 barra de cereal ou 1 copo de leite
21:00 - Jantar
1 colher de arroz + ½ concha de feijão + 1 bife ou frango ou peixe + 1 prato de sobremesa de salada crua + ½ escumadeira de verdura ou legumes cozidos.
23:00 - Ceia
2 unidades de bolacha simples + 1 copo de leite desnatado ou 1 torrada com chá.

Em que consiste uma porção:

Grupo
Alimento
Quantidade
1
Pão francês
½ unidade
Pão de forma
1 fatia
Bolacha simples
2 a 3 unidades
Aveia em flocos
3 colheres de sopa
Farinha (milho e mandioca)
1 a 2 colheres de sopa
Arroz cozido
1 escumadeira média rasa ou 2 colheres de sopa cheias
Macarrão cozido
1 escumadeira média rasa
Batata cozida ou mandioca ou mandioquinha ou inhame
1 unidade ou 1 pedaço médio
Polenta
½ xícara ou 1 escumadeira média
Outras massas ( tortas, pizzas, salgados)
Quantidades moderadas, variáveis segundo o tipo de molho, cobertura ou recheio
2
Verduras cruas e folhas verdes e legumes crus
1 xícara de chá ou 1 prato de sobremesa
Verduras ou legumes cozidos
½ xícara de chá ou 1 pires
Suco de verdura ou legumes
¾ xícara de chá
3
Frutas
1 unidade de tamanho médio ou ½ xícara de frutas picadas ou ½ xícara de chá de suco.
4
Leite integral
1 copo de 200ml
Leite desnatado
1 copo de 200ml
Iogurte natural
1 copo de 200ml
Queijo magro
1 fatia 40g
5
Frango sem pele
1 filé ou 1 pedaço médio
Peixe magro sem pele
1 filé ou 1 pedaço médio
Carne bovina magra
1 bife ou 2 pedaços pequenos
Feijão, lentilha, ervilha seca ou grão de bico ou soja
1 concha média ou 4 colheres de sopa ou ½ xícara de chá

Ovo
1 unidade

Confesso que é mais difícil do que parece dividir as porções assim durante o dia... Sério, estou precisando me planejar melhor e deixar algumas coisas já prontas, faço todas as minhas refeições em casa, mas o almoço eu já tenho que deixar pronto pois meu horário de almoço é curto. 

Tenho retorno dia 22, vamos ver se eu consigo me manter no plano até lá pra ver se sinto alguma diferença (tomara que sim). 

Se alguém tiver alguma tática pra se manter dentro do plano da nutri me avisa! aceito dicas! rsrsrsrs
Até a próxima! 
Beijos!



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Que bom que você veio! Sinta-se a vontade para voltar sempre que quiser!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...