Labels

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sobre Motivações e obstaculos "Sociais"

Olá, como vai? Aqui tudo em paz.
O papo hoje é sobre motivação, sobre se manter motivado e das influencias que o convívio social pode exercer sobre a sua força de vontade.

Quando decidi que era hora de mudar, meu primeiro obstaculo foi em casa. Mãe e irmão não quiseram e não largaram o bacon e o refrigerante. Mas eu cheguei para minha mãe e expliquei o que estava acontecendo e disse que esperava que ela me apoiasse. No começo foi difícil, mas o fato de eu ser a cozinheira numero 1 da casa ajudou bastante. O trato é, não reclame do que eu preparar para comer(risos). Parei de comprar algumas coisas mais gordas como Refrigerante, o pessoal lá em casa ainda compra, mas diminuiu bastante. Depois que o tempo foi passando e minha mãe viu que não era frescura e os resultados começaram a aparecer, ela começou a colaborar mais, no dia dela fazer comida já não rola mais fritura. VITORIA! Pelo menos enquanto estou em casa(risos). É só eu não estar em casa que alguém pede no disk lanche um X tudo Bacon. Mas essa batalha eu venci e eles respeitam meus novos hábitos e estão me acompanhando bastante. No começo também rolaram umas briguinhas com meu irmão sobre o pão integral e os iogurtes que desapareciam feito passe de magica. Agora as coisas já estão separadas e divididas. Até ganhei uma portinha no armário da cozinha pra guardar minhas "Comidas de passarinho" como diz minha mãe(risos).

O segundo Obstaculo foi o fato de eu ser a cozinheira da turma. "Aline, vamos fazer tal coisa no fim de semana?". Dai nossos sociais engordativos tiveram que parar, nada de fondue de chocolate, nada de lasanha da Aline, nada de torta, bolo, pudim, brigadeiro, filé, onion rings regados a muito vinho e caipirinha. Tristeza! Mas com o tempo o pessoal também entendeu, e sempre que ia rolar uma comilança eu garantia a presença de uma saladona e coisas que eu pudesse comer sem culpa, eu até como a parte gorda da coisa, mas ainda sinto dificuldade em controlar o tamanho da porção desse tipo de coisa, principalmente MACARRONADA! Mas estou aprendendo!

Meu namorado foi crucial nessa parte, ele me ajudou muito, e nossos passeios passaram a ser mais light's. Todo mundo sabe como namorados adoram engordar juntos(risos), pipoquinha aqui, comidinha especial ali, sair pra comer um lanche acolá. Ele me apoiou MUITO! E Sempre que vamos comer fora ou em algum passeio que contenha comilança no meio ele me ajuda a garantir uma opção light. E Também se absteve do pudim de leite condensado dos fins de semana. Eu não teria conseguido sem a ajuda dele. Imaginem: eu lá na minha saladinha de alface e ele com um milk shake e batata frita. As coisas teriam sido mais difíceis. Mas Ele facilitou, ele não só garante as coisas mais saudáveis como me acompanha! Estamos ficando saudáveis juntos. ( Vi te amo!)

Outro ponto no qual eu tive sorte foi a mudança de emprego que veio junto com a mudança de habito, meu antigo emprego era a perdição de qualquer gordinho, vendedores pra lá e pra cá com guloseimas que iam de salgados e doces, passando por balas de coco, e o açougue que vendia frango assado ao lado(o cheiro matava qualquer um). Também estávamos a 1 quadra de pelo menos 3 lanchonetes, quando batia a fome era difícil optar por algo saudável. Mas no meu novo emprego ficou mais fácil. Ficamos localizados longe de qualquer tentação, os horários são fixos (o contrario do antigo que eu podia sair pra almoçar em qualquer momento entre 11:00 e 14:30) facilitando muito a rotina de comer de 3 em 3 horas. Também temos o apoio do chefe por aqui, ele fornece diariamente frutinhas para a hora do lanche, sempre tenho a disposição, banana, maçã, pêra... E Ganhei um novo amigo que é tem o apelido de "Garoto Granola" ele entrou na empresa na mesma época que eu e vem de uma família que cultiva os hábitos saudáveis desde sempre. Ele cresceu comendo integrais e se alimentando bonitinho, e super me ajuda e me motiva! O pai dele é dono da Casa da Fibra (vivo fazendo encomendas...hihihi). É muito bom ter alguém pra conversar no dia-a-dia dentro do ambiente de trabalho. Foi ótimo pra mim mudar TUDO de uma vez, posso dizer que terminei um capitulo da minha vida e comecei outro.

Conviver com outras pessoas trás tentações o tempo todo (desde "Quer um Halls?" ao "Happy hour sexta depois do expediente!") não digo que você tenha que ser anti social pra emagrecer, mas sim lembrar que falar "não" não vai deixar a outra pessoa chateada, você não é obrigado a aceitar as comidas que as pessoas te oferecem. Nem precisamos parar de comparecer ao Happy Hour, mas temos que aprender a moderar e não fazer nada que possamos nos arrepender depois. No começo eu neguei alguns convites por não saber me controlar, até hoje eu ainda cometo deslizes, mas nada exorbitante, e nada que me tire dos trilhos, o importante é não perder o objetivo de vista!

Passados os obstáculos iniciais aparecem as motivações:
- Amigos e conhecidos reparando nos resultados e elogiando.
- Pessoas perguntando:"Como você emagreceu tanto?"
- Você conseguindo ficar muito mais a vontade nas roupas e cabendo em outras que nem sonhava.
- O olhar de orgulho do meu namorado e do meu pai sempre que alguém me elogia na frente deles.
- A piada sem graça daquele tio chato vira elogio: "Onde foi parar a Aline Gorda?".
- O vendedor da loja onde você compra desde criança te falar: "Aline você está linda! Parabéns! Cadê sua barriga?!"

Gente é bom d+, menos passeios engordativos e mais trilhas, caminhadas, saídas para pedalar, menos biritas e mais disposição na manhã seguinte! Estou amando tudo isso e peguei um caminha que pra mim não tem mais volta!

Então fica aqui meu muito obrigado ao meu namorado que entrou nessa de cabeça comigo, a minha mãe e maninho que aturam todas as comidas ligths que faço e não reclamam, ao meu pai que ao ver meu empenho se ofereceu pra pagar a academia pra mim, a minha BFF Mel que inventa um monte de programa ligth pra gente fazer!

Beijos e vamos lá! Força e foco porquê os resultados estão sendo lindos!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Que post legal Aline! Uma grande motivação pra quem tá no meio de uma crise de desânimo! Obrigada por melhorar meu dia!
    Bjão!

    ResponderExcluir

Olá! Que bom que você veio! Sinta-se a vontade para voltar sempre que quiser!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...